A Aventura da Taberna del Rondador









Sevilha é uma cidade magnífica, em plena Andaluzia e repleta de uma iconografia local única em toda a Espanha. A Tuna em Sevilha é também ela acarinhada e de uma forma , quiçá, única, a começar pelo carinho que os seus Tunos lhe devotam, pela acção do seu Conselho de Tunas e também pela acção de cada uma das Tunas existentes nesta cidade.


A Taberna del Rondador foi uma ideia que surgiu entre três Tunos Sevilhanos e sofreu recentemente uma ampliação que lhe possibilita servir de bar para o tradicional tapeo, serve refeições e ao que consta de boa qualidade, para lá de museu vivo da Tuna e da sua histórica tradição.


Como bonús extra temos ainda no seu sotão uma sala de ensaios que tem servido várias tunas Sevilhanas nos seus afazeres musicais, sendo que abaixo o ponto de encontro é deveras acolhedor para qualquer Tuno que se preze, com vários motivos de decoração alusivos ao tema, como sendo becas varias, cartazes de certames, instrumentos vários, entre outros objectos que lhe vão sendo oferecidos por Tunos de toda a Espanha e até do estrangeiro. É a Taberna del Rondador neste momento um ponto obrigatório para todo o Tuno que passe por Sevilha, sendo que para lá disso, é um enorme sucesso comercial também.


Mais um excelente exemplo de preservação de memória, de culto da Tuna enquanto tradição única, com o atractivo de servir este local para vários fins e a favor das Tunas Sevilhanas. Para quando um espaço assim em Portugal??

Comentários