A aventura do vôo Tunante










Estava eu nas minhas investigações preparativas para um vôo que iremos efectuar a caminho da Madeira e en passant aterro no site da ANA - Aeroportos Nacionais - mais concretamente no site do Aeroporto do Porto. Até aqui, o vôo estava a correr bem.

O pior foi o abordar à pista deste site na parte referente às limitações quanto ao embarque, o que até percebo pelo ponto de vista da natural e normal segurança após o 11 de Setembro. Mas de facto há coisas que me deixam algo intrigado, senão acompanhem-me neste fazer à pista, saíndo portanto da taxiway.

Artigos proibidos (fonte: site da ANA, Aeroporto do Porto):

Os passageiros não estão autorizados a transportar para zonas restritas de segurança e para a cabina de passageiros das aeronaves os seguintes artigos:

Armas de fogo e outras.
Qualquer objecto que possa, ou aparente poder, disparar um projéctil ou causar ferimentos, nomeadamente:

- Armas de fogo de qualquer tipo (pistolas, revólveres, espingardas, caçadeiras, etc)
- Réplicas ou imitações de armas de fogo
- Componentes de armas de fogo (excluindo miras telescópicas e óculos)
- Pistolas e espingardas de ar comprimido
- Pistolas de sinais
- Pistolas de alarme
- Armas de brinquedo de qualquer tipo
- Armas de zagalotes
- Pistolas de pregos e pistolas de cavilhas industriais
- Fisgas e fundas
- Armas de caça submarina
- Pistolas de abate de gado
- Dispositivos de atordoamento ou electrochoque, e.g. pistoletes para gado, armas de dardos eléctricos (tasers)
- Isqueiros com forma de arma de fogo

Armas pontiagudas e objectos cortantes

Artigos com pontas aguçadas ou lâminas susceptíveis de causar ferimentos, nomeadamente:

- Machados
- Flechas e dardos
- Crampons
- Arpões e setas
- Piolets e picadores de gelo
- Patins de gelo
- Navalhas de tranca e navalhas de ponta e mola, com lâminas de qualquer comprimento
- Facas, incluindo facas cerimoniais, com lâminas de comprimento superior a 6 cm, de metal ou outro material suficientemente forte para ser usado como arma
- Cutelos
- Machetes
- Navalhas e lâminas de barbear (excluindo as giletes de recarregar e as giletes descartáveis, com lâminas encapsuladas)
- Sabres, espadas e bengalas de estoque
- Escalpelos
- Tesouras com lâminas de comprimento superior a 6 cm
- Bastões de esqui e de marcha
- Rosetas de arremesso (shurikens)
- Ferramentas com potencial para serem usadas como arma, e.g. berbequins e pontas de broca, facas tipo x-acto, facas multiusos, serras de todos os tipos, chaves de parafusos, pés de cabra, martelos, alicates, chaves de porcas/fendas, maçaricos

Objectos contundentes

Qualquer objecto contundente susceptível de causar ferimentos, nomeadamente:
- Tacos de baseball e softball
- Tacos ou bastões, rígidos ou flexíveis, e.g. matracas, mocas, cassetetes
- Tacos de críquete
- Tacos de golfe
- Sticks de hóquei
- Sticks de lacrosse
- Pagaias de caiaque e canoa
- Skates
- Tacos de bilhar
- Canas de pesca
- Equipamento de artes marciais, e.g. soqueiras, bastões, mocas, nunchakus, kubatons, kubasaunts

Explosivos e substâncias inflamáveis

Qualquer substância explosiva ou altamente combustível que ponha em risco a saúde dos passageiros, e tripulantes ou a segurança da aeronave ou bens, nomeadamente:

- Munições
- Cartuchos explosivos
- Detonadores e espoletas
- Explosivos e engenhos explosivos
- Réplicas ou imitações de material ou engenhos explosivos
- Minas e outros explosivos militares
- Granadas de todos os tipos
- Gases e contentores de gás, e.g. butano, propano, acetileno, oxigénio, em grande volume
- Fogo de artifício, archotes de qualquer tipo e outros artigos pirotécnicos, incluindo poppers e fulminantes de diversão
- Fósforos não amorfos
- Geradores de fumo
- Combustíveis líquidos inflamáveis, e.g. gasolina, gasóleo, fluido de isqueiro, álcool, etanol
- Tintas pulverizáveis
- Terebentina e diluentes
- Bebidas alcoólicas de teor alcoólico superior a 70% em volume (140% proof)

Substâncias químicas e tóxicas

Qualquer substância química ou tóxica que ponha em risco a saúde dos passageiros e tripulantes ou a segurança da aeronave ou bens, nomeadamente:

- Ácidos e bases, e.g. pilhas e baterias com risco de derrame
- Substâncias corrosivas ou descolorantes, e.g. mercúrio, cloro
- Aerossóis neutralizantes ou incapacitantes, e.g. mace, gás lacrimogéneo
- Matérias radioactivas, e.g. isótopos medicinais ou comerciais
- Venenos
- Matérias infecciosas e agentes biológicos perigosos, e.g. sangue contaminado, bactérias e vírus - Matérias susceptíveis de ignição ou combustão espontâneas
- Extintores de incêndio

NÃO PODEM SER LEVADOS EM BAGAGEM DE PORÃO OS SEGUINTES ARTIGOS:

- Explosivos, incluindo detonadores, espoletas, granadas e minas
- Gases: propano e butano
- Líquidos inflamáveis, incluindo gasolina e metanol
- Sólidos inflamáveis e reagentes, incluindo magnésio, acendalhas, fogo de artifício e archotes
- Oxidantes e peróxidos orgânicos, incluindo lixívias, e kits de reparação de carroçarias
- Substâncias tóxicas ou infecciosas, incluindo raticidas e sangue contaminado
- Matérias radioactivas, incluindo isótopos medicinais ou comerciais
- Produtos corrosivos, incluindo mercúrio, e baterias de veículos
- Componentes de sistemas de combustível para automóveis que já tenham contido combustível

(fim de citação)


Confesso que fiquei atónito, numa 1ª fase da leitura. Depois, fiquei algo aparvalhado - tipo quando o avião levanta do chão... - e depois mais a frio, senti-me algo confuso, devo confessar.

Uma Tuna a viajar de avião levanta, obviamente, questões muito próprias, como aqueles que já voaram com a Tuna saberão certamente. Mas de facto, esta psicopatia de segurança levanta e no caso de um vôo tunante, questões altamente pertinentes que tenho mesmo de levantar aqui nesta Aventura (e esta é mesmo uma Aventura de grande porte, asas e alcance de vôo...) e em tom meio sério, meio tunalmente questionado:


O que é que querem dizer os senhores da ANA com a proibição de "Pistolas de abate de gado"???? Isso para uma Tuna de Varões pode ser complicado, não acham??? A malta quando voa leva sempre a "arma de abate de gado", obviamente!! Será que somos suspeitos de ser da Al Qaeda? Hummmm...

Mais, temos todos de fazer a barba e bem feita ANTES de embarcar - por causa das barbas do Bin Laden, presumo - senão não faria sentido esta proibição de "Navalhas e lâminas de barbear (excluindo as giletes de recarregar e as giletes descartáveis, com lâminas encapsuladas). Igor, faz a barba em terra que lá em cima, és terrorista se te apanharem com a tua lamina desencapsulada em riste....!!!!!!!!!!!

Notável é esta seguinte proibição de "Equipamento de artes marciais, e.g. soqueiras, bastões, mocas, nunchakus, kubatons, kubasaunts". Dá para levar o Estandarte ou temos de o desmontar peça a peça????? Quem é que voa e leva um Kubaton?? "ò more, quando eu chegar aí vou-te arriar de kubaton!" Já não pode ninguém concorrer ao prémio de Melhor Nunchakus do festival ??????? Lamentável !!!!! Nem sequer podemos apanhar mocas que a ANA não deixa!!!!!!!!!!!! Quero ir a nado, pá!!!!!! Ó Loira, não podes levar o bastão, deixa o bastão em casa, filhinho!!!!!!!!!!

Isto numa Tuna que vai voar em digressão é altamente complexante e com contornos psicologicos gravissimos até: É proibido "Gases: propano e butano". A malta que não costuma levar bilha (não na bilha...) está obviamente manietada na sua forma de expressão mais natural pós refeição embalada do catering da TAP. É uma proibição compreensivel mas anti-natura, como calcularão !!!!!!!!!!!! Mas quem é que voa com uma botija de gáz propano??? Quem????

Depois temos esta proibição hilariante que nos indica ser proibido "Sólidos inflamáveis e reagentes, incluindo magnésio, acendalhas, fogo de artifício e archotes" . O Real Tonel tá lixado, já não pode ensaiar a entrada em palco a entrar no avião!!!!!!! Fogo de Artificio dentro de um avião??? Mas isto é a Casa Chen & Chop Suei ou é o quê???? Nem umas miseras acendalhas para aquecer as hospedeiras que, coitadinhas, com aquelas vestes virginais e curtas, devem rapar um frio do caraças no meio de tanta tecnologia de ar-forçado ou condicionado! Tstststs!!!

Não se pode levar "patins de gelo"para dentro de um avião. Patins de gelo????? Estou-me a sentir fortemente praxado. Por falar em Praxe, também não poderão os Praxistas mais ferrenhos dar aso ao lema Dura Praxis Sed Praxis pois também estão proibidas as "Tesouras com lâminas de comprimento superior a 6 cm"; Ou bem que se moderam e levam um corta-unhas ou então passa tudo incólume à Praxe! Nem "picadores de gelo" lá entram...lá se vai a fantasia made by Sharon Stone no Fatal Atraction....

A "pérola" e piéce de resistence deste surreal aviso aos passageiros é a seguinte proibição - e com particular enfase nos Tunos: É proibido e cito "Bebidas alcoólicas de teor alcoólico superior a 70% em volume (140% proof). E um garrafão de Santa Marta de Penaguião pode entrar se tiver 69% de volume e 139% proof??????? Que é isto de proof? Será à "proof" de água????? Estou na mesma, Exmª ANA!!!!!!!!!!!!!!!!!

Agora mais a sério: Eu até entendo por um determinado ponto de vista referente à segurança que todos prezamos certamente. Mas que raio, quem é o "mamifero" que vai voar e leva para dentro da cabine do avião....um extintor de incêndio??? Ou um taco de bilhar?? Ou até mesmo sticks de hóquei??? Já não se pode ir à Madeira dar umas stikadas ?????? Vou a nado!

Comentários