A Aventura da música clássica


Eu tenho de confessar aqui algum saudosismo por essa época tão bonita das tunas nacionais - saudosismo assumido e sem qualquer complexo por comparação a outras épocas também elas de fino recorte estético tunante, devo afirmar - onde hoje me custa em consciência inserir a actual, salvo raras e por isso honrosas excepções.

Aqueles anos que se compreenderam grosso modo entre 1990 e 1995, mais coisa menos coisa, aquela 1ª metade da década de noventa foi e no capítulo musical, simplesmente fantástica e com enfâse nesta aventura para as várias Tunas que então, interpretavam temas de música clássica tão conhecidos de muitos quanto mais não fosse de "ouvido" e que as Tunas então se encarregaram de difundir, nos seus repertórios, em larga escala. Afinal , nada que não fosse bem típico da Tuna portuguesa de finais do Século XIX, inicios do Século XX, que tocava com configuração de orquestra de salão e onde incluía temas clássicos de forma quase obrigatória nos seus repertórios. Em 1902 a Tuna Académica do Porto quando visita a Galiza, onde mais tarde tornará, em 1909, já sob a direcção de Prazeres Rodrigues tinha no seu reportório, entre outros, a "Serenata de Gounod", A Gioconda e Entreacto da "Carmen", por exemplo.

Esta vertente clássica reflectia a sociedade da época e a expressão musical universitária de então, distinta claramente da de hoje, consubstanciava uma estética temporal muito clara, onde a música clássica era um must, o que por si só desmonta algumas teorias mais ou menos recentes que afirmam que a Tuna Académica e ou Universitária deverá somente interpretar temas populares e originais (e sobre este mito urbano tunante muito haverá a dizer porque muito de errado se continua a afirmar; noutra aventura irei ao tema).

A 1ª metade dos anos 90 trouxe-nos Tunas que interpretaram de forma magnífica temas clássicos, numa época em que praticamente todas as tunas de referência nacionais tinham pelo menos uma peça clássica no seu repertório habitual. Mozart, Verdi, Vivaldi, Bhrams, entre outros génios, foram revisitados pelas mãos das tunas nacionais e também, à época, pelas mãos de tunas espanholas de referência - quem não se lembra - tirando a actual, a anterior e provavelmente a anterior à anterior geração - da Tuna de Medicina de Murcia com a "Primavera" por exemplo? Peças como Pizzicato Polka, Carmen, as Danças Húngaras nº 1 e nº 5 pelo menos, Marcha Turca, Inverno, Eine Kleine Natchmusic ou Marcha de Radenzky, entre tantos outros, foram uma constante nos palcos deste país nessa época, temas que hoje raramente se escutam pelas mãos das tunas ou mesmo já nem fazem parte dos repertórios, sedentos como é natural, de novidades e de renovação constante, na procura de outras sonoridades, como se entende.

No entanto, não poderia deixar passar em claro esta fase clássica que as Tunas portuguesas souberam interpretar magistralmente, levando virtuosismo interpretativo e com isso qualidade musical de topo aos 4 cantos deste país, levando um género musical só habitualmente acessivel a públicos mais elitistas e por isso, menos propagado, elevando a imagem geral da Tuna junto dos mais variados quadrantes. Olhando para trás, o saudosismo assumido neste capítulo - assumido mas saudável - por comparação a algumas coisas que se vão escutando amiúde, aumenta definitivamente. Que se procurem novas sonoridades, querendo ir onde nunca se foi, não me parece errado de todo. Agora, ao me recordar desses temas clássicos pelas mãos das Tunas, quase que me encho de vergonha assumindo as "dores" de terceiros até quando escuto "coisas" musicadas sem qualquer nexo, pés, tronco ou membros e sobretudo, sem qualquer outra intenção que não procurar um chocante sucesso efémero e por isso, despido de qualquer sentido de missão, de mensagem futura até. Sinceramente, gostava de ouvir outra vez peças clássicas como as acima referidas, até porque já naquela época "velhas" eram as mesmas e nem por isso perdiam a sua graciosidade, bom gosto interpretativo e elevação musical.

Por estas e por outras me rio às bandeiras despregadas quando escuto algumas "coisas" que por aí vão circulando como sendo de "alta qualidade"....

Comentários

Panamá disse…
E em que muitos dos elementos das tunas e as próprias tunas até, apenas se faziam valer do bom "ouvido" e conseguir magistralmente retransmitir essas belas peças, que de facto estão a rarear nos palcos nacionais.
Abraço