A Aventura da época tunantemente Venatória


É de facto impressionante a quantidade de semelhanças de atitude, processos e posturas entre a época da caça e a época da festivalitis aguda - e agora num registo meramente ligth.

Movem-se as Tunas por todo o país nesta época, tal qual os caçadores de perdiz ou de lebre por exemplo, ambos devidamente trajados a preceito, uns com a sua Capa e Batina e outros e os caçadores com os seus camuflados. Ambos cruzam as estradas deste país, uns com os seus caloiros na "cozinha" do autocarro e os outros com os seus perdigueiros nos seus reboques tão típicos. Uns usam como "arma" os seus instrumentos e os outros usam como seus instrumentos armas. Uns têm reuniões de Magister´s e outros têm sorteios de portas com ordem de actuação na coutada. Um tudo nada igual se repararmos. Uns regressam a casa à tardinha de Domingo já cansados e outros regressam Domingo à tardinha ainda cansados. Como se constata, uma panóplia de semelhanças.

Em ambos os casos coleccionar o maior número de trofeús dará aparentemente um prestígio mitigante maior ao providencial coleccionador que, assim, marca terreno. Tanta coisa que as "une" que quase apetece instituir uma época venatoriamente tunante ou então uma época tunantemente venatória.

Aparentamente, pasme-se, a única coisa que as distingue será que a actividade venátoria é regulamentada e por isso, fiscalizada (e logo esta, caraças!!).

Comentários