A Aventura do "AustralopiTuno"


É de facto notável a (des)evolução da espécie enquanto tal, devo referir como abertura.

O "Homo Tvnae Sapiens" degenerou nos ultimos anos para uma nova espécie, onde a cultura da ignorância, o elevar da futilidade, a presunção da culpa exclusiva dos "outros", o polimento da calinada e alta capacidade de alteração gratuita do que já existe são os traços mais característicos desta nova espécie (des)evolutiva do então conhecido como "Homo Tvnae Sapiens", espécie em clara vias de extinção ou mesmo extinta, "perseguida" ainda por cima por esta nova espécie degenerativa com a mesma obcessão que um Kosovar coloca na independência da sua terra natal.

Seria hilariante se esta sub-espécie não povoasse três quartos do espaço vital, do "Lebensraum" Tunante, deixando a quarta parte que sobra aos quase extintos "Homos Tvnae Sapiens", que são nada mais nada menos aqueles que respeitam a memória anterior, não a alterando mas antes adaptando aos novos tempos, por contraposição a esta nova casta que desrespeita a memória inventando coisas absolutamente irrascíveis.

O "Homo Tvnae Sapiens" é hoje uma espécie de bicho raro, de ermita, como o foi o Goliardo ou o Sopista de outros Séculos, quase desafiando - pela constatação actual - a ordem natural das coisas, que seria a continuidade da espécie ao longo dos tempos, substituindo-se as gerações a si mesmas de forma natural, espontânea e por isso, lógica. Ao invés surge o "AustralopiTuno", essa casta qual Talibãns cujo único objectivo inconsciente será derrubar à sua passagem as referências tradicionais, culturais e históricas da Tuna enquanto tal, dinamitando a cada passo tudo aquilo que define uma cultura única no mundo. Esta sub-espécie é caracterizada pela suprema capacidade de imanar ignorância sobre o fenómeno, alterando o - pouco - que sabem para algo que julgam criar.

Em certa medida, a capacidade inventiva desta casta é absolutamente ímpar, só superada pela capacidade de Leonardo Da Vinci ou do Professor Pardal. A par com esta capacidade única e tão característica, temos uma absoluta cultura da ignorância e pior, com esta perseguindo o tal quarto que falta, o "Homo Tvnae Sapiens" claro está.

Como alguém disse um dia "não sei com que armas se fará a III Guerra Mundial. Mas a IV será seguramente com pedras e paus...". Em Tunas, será, a continuar-se assim, três quartos do atrás dito...

Comentários