A Aventura prometida...

2008 está a começar melhor do que eu suporia, pelo menos no que toca a boa música.

Estava prometido desde as 1ª notícias sobre a formação do grupo Atlantes, em meados do ano passado, conforme fiz alusão aqui. Depois foi o acompanhar desde a 1ª foto conhecida do grupo até ao anuncio das apresentações ao vivo e culminando com a aparição no famoso programa da TVE-Canárias de seu nome "Tenderete".

A abrir o famoso "Te Quiero". Este emblemático tema aqui interpretado pelos Atlantes é simplesmente fabuloso e mostra todos os recursos que este grupo apresenta na sua formação, sendo de referir que este tema se encontra também no album de Los Sabandeños "Bolero", precisamente a sua ultima faixa.





Outro dos temas apresentados nesse programa que aqui deixo é curiosamente um tema que está patente no album de Los Sabandeños "Teide Y Nublo" onde então muitos dos actuais Atlantes militavam, tema que se intitula "Mar Y Salitre".

De denotar, para além de imensas caras conhecidas, a enorme qualidade musical e vocal deste grupo Atlantes. Eu bem dizia que na refrega de então quem iria ganhar com a mesma seria o público. Parece que sim. Atlantes tem tudo para vingar e é seguramente um grupo a seguir com toda a atenção. O som de Hector Gonzalez é bem patente e nota-se de uma forma clara os arranjos do mesmo, tentando ao mesmo tempo "descolar" da sonoridade tipica de Los Sabandeños, sonoridade da qual paradoxalmente é ele próprio o seu principal mentor e criador. Los Sabandeños de Benito Cabrera hoje têm uma sonoridade distinta de Los Sabandeños de Hector; curiosamente este ultimo - ao que parece - não a exportou para o grupo Atlantes, ao que se escuta, mormente estes dois temas serem hoje conhecidos pelas mãos do grupo da Punta del Hidalgo e mormente aquela corda de baixos ser inconfundivel estejam eles nos Sabandeños ou nos Atlantes...





Mais videos - históricos porque seguramente os primeiros de uma promissora carreira -do grupo Atlantes e no programa Tenderete.

Imperdivel, pois.

Comentários