A Aventura sobre Egas Moniz

Há muito que me deparava com uma incógnita sobre a vida - enquanto Tuno - de Egas Moniz.

Já há muito que as pesquisas indicavam que o Nobel da Medicina teria sido Tuno, quando, para meu espanto, encontro um blog de um Tuno espanhol onde incluí no mesmo um apartado para Tunos famosos, incluíndo nesse lote de notáveis - esmagadoramente espanhoís - o Dr. Egas Moniz, como tendo sido componente da....Tuna Compostelhana (!).

Ora, após mais aturadas pesquisas, mormente Egas Moniz ter sido um "andarilho" quer nos seus tempos de estudante, quer posteriormente como Médico, não consta em altura alguma a sua passagem, ainda que efémera, pela Universidade de Santiago e enquanto Tuno - e cá está mais uma prova cabal de que a Internet induz muitas vezes em erros crassos....

Egas Moniz matricula-se em Coimbra em 1891, no 1º ano de preparatórios, que tanto davam para a carreira militar como para medicina; também o amor às matemáticas o fez hesitar no curso a seguir. A foto acima ilustra Egas Moniz, então com 19 anos, como estudante da Universidade de Coimbra.

Todavia, opta por ser médico e no ano de 1899, forma-se pela douta Universidade.

Uma Coimbra que Egas Moniz qualifica de "trocista" (de praxes humilhantes para os caloiros), "violenta" (de trupes agressivas a usarem mocas, palmatória e tesoura como instrumentos de tortura), "desordeira" (de greves estudantis, como a que teve origem no foro académico, na qual o Governo ordenou o fecho da Universidade e a expulsão dos alunos de Coimbra), "tradicionalista" (onde sem capa e batina ninguém podia entrar nas aulas), "foliona" (de um estudo marcado pelo "toque da cabra", onde até a boémia era ritualizada, pois às quartas e sábados não se pegava em livros) e "melancólica" (corporizada na poesia e nos cantares da Tuna e do fado Hilário).

Curioso denotar que Augusto Hilário foi contemporâneo de Egas Moniz, Hilário que fez igualmente parte da Tuna Académica da Universidade de Coimbra no tempo em que o Doutor Egas Moniz, futuro Prémio Nobel da Medicina, era o Presidente da Tuna.


Fica assim desfeito mais um "equívoco internauta".

Comentários