A Aventura da imprecisão histórica

Muitas vezes - e especialmente quando se aborda o tema Tuna - a imprecisão ou erro histórico encontra-se amiúde, em locais e latitudes muitas vezes insuspeitos quase se diria, sendo que muitas vezes esses mesmos erros ou imprecisões históricas partem dos próprios intervenientes que a reproduzem.

Caso prático. O 1º Certame de Tunas ocorrido no pós Guerra Espanhol, sob a alçada da Chefatura Nacional do então S.E.U. - Sindicato Espanhol Universitário - organização estudantil inserta na Falange Espanhola do Caudillo Franco, realizou-se em Madrid nos dias 5 e 6 de Março de 1945 tendo nele participado as então Tunas de Salamanca, Valência, Valladolid, Santiago de Compostela, Córdoba e Madrid. Curiosamente, o historial da Tuna Universitária de Salamanca diz-nos a dado passo e cito "..en 1950 el Sindicato Español Universitario tomó bajo su "tutela" a la tuna reorganizándola..", ou seja, 5 anos depois desta mesma Tuna ter-se apresentado no dito certame como Tuna baixo a alçada do Sindicato Espanhol Universitário.

Pode parecer um preciosismo de 5 anos de diferença. Mas no caso prejudica até a própria historiadora do seu percurso, para lá de desenquadrar a própria historia Tunante espanhola pós-Guerra Civil e no caso, os actos e participantes desse 1º certame de Tunas então realizado.

No dealbar dos anos 50 do Século passado o Sindicato Espanhol Universitário regulou toda a actividade das tunas de facto e com maior amplitude, num artigo que deixo aqui o seu apontador original da autoria de Rafael Acensio, que já foi traduzido para português aqui no "Aventuras".

Comentários