A Aventura das Curiosidades...

Sobre a Tuna Espanhola há de facto muita matéria pese que dispersa sendo que muito do que existe carece por vezes de contraditório e por isso, de alguma credibilidade.


Deixo-vos com algumas - poucas - curiosidades históricas sobre a Tuna Espanhola:

- Após a Guerra Civil Espanhola é que se realizou o 1º certame de Tunas alguma vez feito, no ano de 1945 e em Madrid com a particpação das 5 únicas Tunas que existiam então em Espanha; o 2º certame realiza-se igualmente em Madrid mas 9 anos depois e o 3º em Cadiz no ano de 1956.

- Um Decreto datado de 1955 dizia expressamente então que só poderia existir uma Tuna por cada Distrito Universitário espanhol - forma de organização universitária em Espanha, então - sendo que por força do mesmo muitas tunas surgidas começam a utilizar o termo Estudantina para contornar o dito cujo decreto.

- A Tuna espanhola de Faculdade mais antiga data de 1898, a Tuna de Direito de Granada.

- O Sindicato Espanhol Universitário (da falange Franquista que geria as Tunas de então) editou um livro em 1954 intitulado "Qué es el SEU", que dizia "Hay Tunas Universitarias en las siguientes jefaturas del SEU:... Madrid... .También hay Tunas Universitarias en Barcelona, constituidas por los alumnos de las Escuelas de Ingenieros y peritos industriales, conjuntamente. En Madrid, en las Facultades de Ciencias, Ciencias Políticas y Económicas, Bellas Artes, Comercio y Periodismo, y en Cartagena en la Escuela de Peritos Industriales"

- No anos dos primeiros certames de tunas ia somente uma tuna por Distrito universitário, no caso de haver várias no mesmo, ou se elegia a dedo a que ia ou se fazia um concurso e a que ganhava ia ao certame.

- Na época Franquista uma Tuna quando visitava outra cidade tinha de ir visitar o governador civil (para que desse permissão para actuar) e também passavam pelo Ayuntamiento para uma pequena recepção e lanche.

Comentários