A Aventura de uma Serenata no Século XXI....

Está este vosso escriva sentado em pleno labor cientifico-tunante e mais ou menos pela meia noite e meia - portanto, passou outra meia hora entretanto - que escuta sons vindos da rua. O meu herdeiro chama-me à janela e eís que me deparo com uma serenata feita precisamente em frente ao prédio onde habito, destinada presumivelmente a uma Donzela que habita no mesmo. Não sendo uma rua grande mas sendo o Porto algo mais "composto", quis a sorte da menina e a minha preserverança nos valores tunantes mais tradicionais que fosse, precisamente aqui, que uma serenata tenha feito eco do seu melhor, do melhor enfim que uma Tuna pode trazer e dar. 3 temas devidamente enquadrados, trajados a rigor, vozes bem audiveis, algumas Donzelas mais incautas à janela julgando quiçá que seria para as mesmas - e foi, de certa forma - e nenhuma ocorrência com a autoridade com esquadra cita mesmo aqui ao lado, o que é sempre de louvar e registar. Em suma, uma Serenata com S grande. Os louváveis autores da "façanha" em pleno Século XXI foram a Tuna da Universidade Católica Portuguesa - Porto, onde consegui de relance mas com o devido recato identificar alguns "resistentes" de outras eras.

Afinal, a Tradição ainda é o que era. Tunos, vozes, Capas e instrumentos e uma grande dose tunante bastam, não é preciso mais. Parabéns, TUCP, pela magnífica surpresa, que não sendo para mim como manda aliás a Santa Tradição (!!) mas antes para a afortunada Donzela e vizinha, não poderia aqui deixar de referenciar, numa época onde rareiam Serenatas expontâneas movidas pelos mais puros laivos tunantes e estudantis. Bravo! E que sirva se não de exemplo pelo menos de incentivo a outras. A Noite está aí, as Capas ganham um outro Negro, as Donzelas ficam enternecidas e assim se faz....Tuna!


Post Scriptum: Curioso, deveras curioso. Numa noite em que Festivais de Tunas é ao pontapé, não precisei sequer de sair de casa para ver e escutar uma - boa - Tuna. Como diria o outro, podia ter ido ver um festival, lá poder podia, mas não era a mesma coisa. É por estas e por outras que me vou rindo à brava com as figurinhas a que alguns - muitos - se vão prestando; ao lado de uma Serenata assim, não passam de trocos de 1 cêntimo....

Comentários