A Aventura Gabriel "Alveseira"...

Passei, de relance, por um comentário algures a um festival de tunas e detive-me numa frase fantástica, atendendo a que se estaria seguramente a falar de tunas. Qualquer coisa como "..a defender o titulo.." aludindo a uma determinada tuna num dado certame - o que para o caso é indiferente, nem sequer se trata de uma critica ao autor da frase futeboleira, note-se.

Ora, veio logo à memória esse grande Guru do comentário futebolístico nacional, o grande Gabriel Alves, que deixou discípulos para lá de José Nicolau de Melo, quiçá, até o mundo tuneril de hoje, ao que se lê e vê....

Imagine-se por uns instantes um comentário a uma actuação de uma dada Tuna X, no certame XPTO, usando o dialecto único e incomensuravelmente futeboleiro:

Decorreu este fim de semana a finalíssima do Festival de Tunas XPTO, num palco em perfeitas condições para a prática tuneril, moderno e arejado!!! Quim, O Magister da Tuna X a liderar o colectivo, um porta-estandarte baixo, possante, possuidor de uma grande, perdão, de um baixo centro de gravidade pelo que roda muito bem em si mesmo e com grande estabilidade nas curvas!!! Quim, a vantagem de ter um olho para cada lado!!!

A Tuna X apresentou-se num clássico 4-4-3 - quatro bandolins, quatro violas e três pandeiretas - num losango onde os seus tunos se movimentaram descrevendo figuras geométricas pois a tuna é uma arte plástica! O seu ponta-de-lança, o Solista Tózé, foi extremamente rápido, veloz, lesto, nada lento, antes pelo contrário, a força da técnica aliada à técnica da força! Uma Tuna com um superavit tecnicista em relação às demais, tida como a melhor do mundo e provavelmente de toda a Europa!

A Tuna XPTO apresentou-se na vertical, a tocar de trás para a frente e de frente para trás, ficando-nos sempre na retina o perfume a boa música!!! Destacou-se nesta actuação e sem margem para dúvida o seu contrabaixista, que tocou pela direita, pela esquerda bem como pelos flancos!!! Sem duvida um actuação memorável, particularmente para todos os portugueses e em geral para mim!!!


E pronto, já que alguns levam estas coisas das tunas como se de futebol se tratasse, fica aqui o testemunho de que é efectivamente possível falar-se de tunas com elevada perícia técnico/táctica, herdeira directa quiçá, dos tempos mais gloriosos do comentário futebolístico nacional, prestando assim homenagem a esse mito do mesmo comentário, Gabriel Alves. Seria o máximo que ele nos brindasse, um destes dias, com uma sua crónica a um festival de tunas....

Comentários

J.Pierre Silva disse…
Adorei.
Não é que seria tão engraçado termos crónicas dessas no PTunas. Pelo menos dava para rir a bom rir - sempre melhor em tempo de crise.

Bem visto, meu caro, bem fintado, bem goleado e apitado.
Eduardo disse…
Ó meu caro Aventuras:

eu diria mesmo mais: o comentador já devia estar «para lá de Marraquexe»... ou quiçá Casablanca... se não mesmo até Alcácer-Quibir.

Gabriel Alves tinha pelo menos o mérito de saber do que falava - mesmo quando fazia as suas fantásticas sinestesias futebolísticas.

Faz-me lembrar uma das personagens da série Spirou: o presidente da câmara de Talmourol, quando dizia num dos seus impagáveis discursos:

"E cada vez que o negro cheiro da desgraça ressoa aos ouvidos dos talmourolenses, sinto uma garra que fila pelo pescoço o coração da nossa cidade".

Seria caso para dizer, se o nosso bom Gabriel fizesse a tal crónica dos teus sonhos: "Lá se foi tudo quanto Marta fiou", como soi dizer-se em Águeda.

Aquele abraço!
Agora que falas nisso....

Sabes, meu caro Eduardo, há gente que tem um dom muito particular e absolutamente extraordinário que facilita enormente a vida a todos, pela poupança que implica, até - de tempo, paciência, etc: Abrir o buraco , meter-se dentro do mesmo, cobrir-se com a mesma terra e ainda conseguir colocar por cima a lápide com o respectivo epitáfio.....e depois nem de Fénix chilena se safam....

Adiante, meu caro, pois tenho - temos - mais e melhor para fazer!

Termino citando Jorge Jesus: A tuna "é matéria do Forno interno" dos...Tunos!

Abraços!!!
Eduardo disse…
Hmmm...

Houve aqui um feliz cruzamento de "conversas", pelo que entretanto li... por aí... algures... Só depois de reler os meus canhenhos de história, é que percebi que Manfred von Richtofen nunca fiou linho em Casablanca... Mas bem podia tê-lo feito, a julgar pela forma como um voo picado pode muito bem acabar num estatelamento de nariz. Sempre se pode aproveitar a hélice para dobar as meadas.

Bom, este "remate cruzado" acabou por se revelar, sem querer, uma brilhante trivela. É que a expressão "revalidar o título" é muito querida das fiandeiras da nossa praça.

Aquele abraço!
E continuo a ver muito boa gente a cavar a sua própria cova como se não houvesse amanhã.....que fazer..??? A incontinência verbal é de facto - como diria Jaime Pacheco, outro "Guru" futeboleiro - uma "faca de dois legumes".....

Abraços!