A Aventura do que é Fundamental....

De facto, o tempo vai mostrando e revelando muita coisa, pequenas e singelas algumas mas apenas no tamanho "por fora" sendo que por dentro revelam o que de facto de mais importante haverá a reter. Os tempos também são outros, dificeis, para todos, mais para uns (estes cada vez mais...) do que para outros (estes cada vez menos). Mas é nos momentos certos, naqueles timing´s correctos que as pessoas, as tunas também, se revelam em todo o seu explendor - seja para o bem, seja para o mal.

Longe de mim aferir da moralidade seja de quem seja. Mas retenho os exemplos e depois, "Aventuro-me" aqui, nesta minha "tasca virtual" e deixo-os, da mesma forma que se deposita uma carta no marco do correio: escrevi, está escrito e depois de lá posta na ranhura, game over, que ela vai ao destinatário direitinha; depois também sei que não lhe vejo a "fronha" ao ler a mesma. Mas imagino-a......e isso é genial....

No Reino dos Algarves, um punhado de "Mouras Encantadas" fez recentemente uma visita ao Banco Alimentar e por lá tocou, no meio da azáfama voluntariada e voluntariosa de anónimos que, dispensando o seu pouco tempo livre, ajudaram uma causa com o seu trabalho. As "Mouras Encantadas" foram ajudar com a sua música, com vista a amenizar quem por lá estava, graciosamente, a contribuir para uma causa que, seja em que tempo for, será sempre grande; hoje em dia, causa enorme. Poderia toda esta gente - até as "Mouras" - ter simplesmente comprado uma lata de atum ou um pacote de farinha e está feito, como eu fiz, como muitos fazemos. Mas não, fizeram MAIS alguma coisa. E esse mais revela desde logo muita coisa. Tratando-se de uma Tuna, revela muito mais. Para ajudar à festa, acabam de tocar e...mãos à obra, toca a juntarem-se, de mangas arregaçadas e culotes orgulhosas, a ajudar como...os outros que lá estavam. Não, meus caros, isto não é caridade, isto é muito mais que isso, é Ser-se Tuna, é Ser-se gente com G grande.

Não deixa de ser curioso - e extremamente pertinente - focar uma atitude (não "acto", antes atitude) de uma Tuna, nos dias de hoje, nos tempos que correm, onde o auto-polimento do ego é a realpolitik moderna, onde os outros "que se lixem" e siga pra bingo. Ainda há Tunas que sabem e sentem que "os outros" afinal, somos nós, todos. Nos tempos conturbados de hoje, e quando uns se vangloriam por ter "estourado" milhões de cêntimos, ainda faz mais sentido focar o fundamental. E que o exemplo destas "Mouras" caia em cima das consciências, pelo menos: Já não seria mau de todo....

Comentários

Eduardo disse…
Um abraço orgulhoso para as Mouras Encantadas - e para todos os que, como elas, nesse dia foram além de si próprios: «fez-se Tuna» e »Foi-se Tuna».

Abraço!