A Aventura do Census Festivaleiro....

Estamos em ano de contagens de âmbito nacional, como saberão, procurando tirar com tal o retrato social do nosso país e no caso. Aproveitando essa embalagem, o "Aventuras" - e seguindo a tendência de uma "Aventura" recente - analisa de seguida o actual panorama relativo a eventos de tunas, com base na mais que fiável agenda que o PortugalTunas nos oferece e desde sempre.


Por partes então:


1º) Até ao presente dia, estão agendados 45 eventos de tunas e até ao final do ano civil, partindo do pressuposto que este numero falha por defeito, pois os eventos são cada vez mais agendados perto da data da sua realização, faltando, por isso - e vendo a fonte acima - alguns eventos que se realizam por hábito e anualmente.

2º) Destes 45 eventos acima agendados, apenas 2 o estão para lá do Verão, ou seja, no próximo ano lectivo; assim, concluí-se que 43 eventos - e pelo menos - se realizarão entre Março e Maio.

3º) Destes 43, cerca de 22 são eventos de Tunas, sendo que os de tunas femininas e de tunas mistas praticamente detêm, cada expressão, metade dos restantes eventos. Os eventos de tunas mistas ocorrem praticamente todos a sul do Mondego.

4º) Só na zona de Lisboa, temos e pelo menos, 9 eventos. No Porto, 11. Faro, Figueira e Viseu com dois eventos agendados. Os restantes espalham-se pela geografia nacional.

5º) Destes 45, 43 são festivais competitivos. Destes 45, cerca de 15 têm 10 ou mais edições realizadas sucessiva e anualmente. Os restantes têm menos de dez edições.


Faltam, ainda, em agenda, vários eventos que sabemos ocorrerem anualmente, o que obviamente, inflacionará o nº acima de agendamentos, para lá de - e com quase toda a certeza - amplificarem as conclusões retiradas acima, não alterando em muito o panorama actual.

O que se pode concluír? Continua a ser o Festival competitivo a opção 1ª quanto à realização de eventos, concentrados nas duas maiores cidades do país a par de uma descentralização que é cada vez mais identificável e circunscrita, onde os eventos de tunas femininas e de tunas mistas são mais do que eram até há uns anos atrás, com uma forte prevalência de certames relativamente novos a serem organizados face aos mais "jurássicos" com dez ou mais edições, concentrados cada vez mais no trimestre Março a Maio.

Qvis Jvris?


Comentários