A Aventura do Mundial




Não, não é sobre futebol, esta Aventura.


Por estes dias viajando pela internet tuneril deparo-me - e de há uns anos a esta parte, sempre por esta altura do ano - com um suposto "Certame Mundial de Tunas."


Até aqui, estou como o outro, não aquece nem arrefece a denominação que cada um entende escolher para o seu evento, mesmo que se afigure algo rídiculo por pretencioso: Fica para quem disso faz pretensa gala. Até aqui, tudo bem. Porque não um FITU "Aldeia de Assenaipas-De-Baixo"? Adiante.


Já o speaker de serviço aquando da atribuição dos prémios anunciar a vencedora como "a melhor tuna do mundo" é que me parece topete (por mero show off, admite-se) em demasia, para lá de uma fina película de arrogância que de todo é condizente com a mais nobre tradição tuneril.


Afigura-se inverosímil que tal se possa apurar num único certame, pelas mais variadas razões. Desde logo, de logística: Como juntar as pretensas melhores Tunas do mundo num único evento? E quantas são essas? Mais adiante: Com que critério são definidas essas pretensas melhores tunas? O mero critério do organizador - legítimo deve-se dizer, como em todas as organizações de certames de tunas - basta para alencar as ditas "melhores tunas do mundo"? Não será pretencioso assumir o seu critério como sendo o melhor na escolha de tunas? E com que bases estabeleceu esse mesmo critério sendo o organizador ele mesmo uma Tuna? Estávamos aqui uma semana a levantar questões a montante deste cenário e mesmo assim, não se chegaria a conclusão alguma - uma evidência clara.


Repare-se que não se trata de má vontade ou outra qualquer. Note-se igualmente que é, em suma, indiferente no que se refere ao evento em causa - que em tempo algum conseguiu ter as supostas melhores tunas do mundo, como todos bem sabemos. Até porque dificilmente as terá no mesmo cenário e à mesma hora, como acontece aliás a todo e qualquer certame de tunas mesmo que altamente reputado e com largo historial de décadas. É quase uma impossibilidade.


Resta uma única explicação: A mera tentativa de inflacionar o evento para garantir apoio institucional da localidade que o acolhe. Não vejo outra que não esta. Inflaciona a denominação, conferindo-lhe uma suposta exclusividade que de todo existe - ao que se sabe qualquer tuna pode ir a este evento conquanto pague a sua inscrição - tentando com isso servir de catalizador ao turismo, bom nome e projecção de imagem da localidade que, em boa hora, acolhe e apoia tal evento - o que é sempre de louvar nos dias que correm.


Concluí-se: É, ao fim e ao cabo, um certame como outro qualquer. Tão mundial como qualquer outro o é. Já dizia aquele Tuno dos anos 90 quando confrontado com 4 tunas portuguesas no seu certame que se dizia Ibérico, respondeu o mesmo - e com elevada pertinência - que "então, se são portuguesas, são ibéricas!!". Pronto, é isso.


Finalmente: A melhor tuna do mundo é sempre a nossa. E ainda há quem não perceba isto. Até porque todas as tunas ganham prémios alguma vez na vida nem que seja no FITU "Aldeia de Assenaipas-De-Baixo"....

Comentários