A Aventura de Uma Música





Primeira do ano. E começamos bem....





Um acaso.


Hoje, o meu amigo Ricardo Espinha descobriu este video na web e “chapou-o”. Abri o mesmo, reconhecendo os intervenientes de um remoto “Lusíada”. Contextualizo então:


O "X Lusíada” - Festival Internacional de Tunas Universitárias da Universidade Lusíada do Porto”,  foi realizado em 2001 - tendo sido um dos 2 eventos tuneris desse ano com chancela de Evento Oficial da Capital Europeia da Cultura - Porto 2001. 


Teve essa décima edição, no Coliseu do Porto, a participação de 10 (!!) Tunas, a saber:
Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho, Tuna Académica da Universidade Portucalense, TUIST - Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico de Lisboa, Tuna de Medicina do Porto, Estudantina Universitária de Coimbra, Tuna de Informática de Madrid, Tuna de Distrito de Múrcia, Tuna Universitária de Barcelona e Tuna de Ingenieria de Lima - Perú.


A todas elas foi, um ano antes, lançado um desafio: Reproduzir o tema “Luar da Ribeira”, inserto no CD editado um ano antes pela TAULP e que deu nome ao mesmo, aquando da sua participação no X Lusíada. A única Tuna que aceitou e reproduziu o tema em causa foi precisamente a Tuna de Ingenieria de Lima - Perú (em cima no video).


Ora, a novidade aqui foi descobrir, em 2019, que há dez anos atrás - 2009 - esta Tuna tocou outro tema também ele inserto no mesmo CD “Luar da Ribeira”, desta feita o “Delírio”, um original da TAULP e com letra da minha lavra pessoal. Constata-se, assim, que a pegada musical que um CD pode legar não só ultrapassa oceanos e fronteiras como pode perdurar também no tempo, pois esta Tuna peruana interpretou um tema português e em português 8 anos depois do tal CD ver a luz do dia. Tema esse que, curiosamente, teve passagem fugaz no reportório da sua autora....



Fica a curiosidade. É bom, sabe bem, é uma das memórias que interessam....:)


Comentários