A Aventura dos 30 Anos de FITU



Antes de mais, saudar a iniciativa do Orfeão Universitário do Porto pela feliz edição deste livro, pioneiro quanto à temática e que se deseja precursor face a outros certames que já possuem lastro histórico mais do que suficiente para tal. Historiar os nossos eventos tuneris mais relevantes é ainda hoje caminho por fazer em território praticamente virgem, carecendo de obras deste tipo para o efeito e que a presente veio desbravar.


Quanto ao livro, começar por referir a qualidade elevada da encadernação e papel, o que é sempre agradável para o leitor. Bem documentado fotográficamente, numa ordenação temática coerente que nos faz "viajar" ao longo do FITU de forma lógica, o que facilita enormente a compreensão ao comum mortal que não conhece o tema.


O depoimento de muitas pessoas que pelo FITU passaram com as suas Tunas ao longo de 30 anos é pertinentemente feliz pois rastreia com particular ênfase o próprio evento. Os seus antecedentes são igualmente relatados, o que permite perceber melhor a sua génese, tal como enquadramento da sua 1ª edição e os primeiros anos do evento, com fotos e artigos de jornais de época a ilustrar devidamente.


O destaque ao Coliseu como casa-mãe do FITU é também de especial relevância nesta obra porque também historia desta sala única de espectáculos. Os cartazes de todas as edições são um regalo para a nossa memória fotográfica. A infografia sobre as tunas participantes nas 30 edições com um mapa-mundi devidamente colorido é a cereja no topo do bolo, um pequeno mas interessante "mimo".


Em suma, uma obra bem pensada e melhor concretizada, onde apenas se poderá apontar uma ou outra imprecisão histórica (não é o certame de tunas mais antigo do mundo com carácter ininterrupto, esse é o certame de Distrito de Sevilha) e falta pontual de citação de algumas fontes - que podem ser colmatadas em edição posterior - mas que de todo beliscam o resultado final, altamente positivo.


Uma obra indispensável nas bibliotecas pessoais de todo o amante de tunas estudantis.


Aconselho vivamente. Estive presente em mais de metade destas 30 edições, quer na qualidade de participante, quer como reporter e como mero assistente. Julgo poder, por tal, afiançar pessoalmente o que o livro relata.

Comentários