A Aventura da Tuna na Rádio



Já não é a 1ª vez que aqui abordo este tema.

Contudo, e no Dia Mundial da Rádio, fica o upgrade.


Tanto quanto se sabe, a tuna chegou às ondas hertzianas pela primeira vez, num formato exclusivamente a ela dedicado, com o programa «Noite de Tunas», produzido, realizado e editado pela minha pessoa, na Rádio Festival – Porto (94.8 FM), no ano de 1993, e que esteve «no ar» até 1996.

Com a duração de uma hora, o programa apresentava duas particularidades (além da playlist):

• emissão aos domingos, o que permitia transmitir em primeiríssima mão as mais recentes notícias e entrevistas com os protagonistas das iniciativas em que as tunas participavam em cada fim-de-semana;

• em quase todas edições foi dada a voz aos protagonistas da altura, ora com a presença em estúdio de magistri ou personalidades ligadas ao fenómeno Tuna, debatendo em directo ao longo da emissão os mais variados aspectos do fenómeno, ora através de entrevistas previamente gravadas.

O «Noite de Tunas» era escutado em praticamente toda a zona Norte do país, tendo dado posteriormente origem à celebração de um protocolo com outro programa com a mesma denominação, mas emitido pela Rádio Regional de Aveiro (96.5 FM) e realizado por João Oliveira (com a colaboração de José Simões Pereira e Lili Santos Luís – redactor da revista Fórum Estudante), numa espécie de «dois-em-um», havendo troca de material entre os dois programas, com vista a potenciar a informação. Note-se que, à época, a Internet ainda era praticamente uma miragem, pelo que a rádio constituía o veículo privilegiado na transmissão em tempo real das notícias relativas a tunas.


Ainda na segunda metade dos anos de 1990, surge, no Radioclube de Matosinhos (91.0 FM) o programa «Noites de Ronda», da responsabilidade de António Jorge, com emissões regulares igualmente aos domingos à noite.


Os estúdios do Porto da Rádio Renascença transmitiam o programa «Capa e Batina» produzido, realizado e editado por José Araújo – programa de âmbito mais abrangente e não exclusivamente dedicado à tuna, mas que incluía na respectiva playlist temas interpretados por tunas. Há também registo de programação dedicada às tunas na Rádio Universitária de Coimbra (desconhecendo-se mais pormenores).


O «Noite de Tunas» foi mais tarde reeditado, com o mesmo formato, na Rádio Universitária do Minho (99.5 FM), contando com o mesmo produtor, realizador e editor do programa original, e com a colaboração de Norberto Moreira e Joaquim Mendes (ambos do Grupo de Jograis Universitários do Minho – Jogralhos). Nessa mesma rádio, Ivan Dias (antigo elemento da EUC) transmitira já o espaço «PassaTunas».


Mais recentemente, o «Capas Negras», programa sobre tunas da responsabilidade da Tuna Templária do Instituto Politécnico de Tomar, que “acontecia” todos os Domingos das 20,30h às 22h na Rádio Cidade de Tomar em 90.50FM, e para todo o mundo através da emissão on-line em http://www.radio.cidadetomar.pt .


Com Hélder Pestana, Pedro Se(m)medo(S), Horácio Táboas e José “Zé Rosa” Rosado aos comandos da emissão, e após 15 minutos de “formação radiofónica avançada” foram literalmente lançados às feras. Pelos comandos da emissão passaram para além dos já referidos, o Nuno “Júnior” Pinto, o João “Macau” Frederico, o Rui “Catita” Cardoso, Pedro "Super" entre outros elementos da TTT.


Mais recentemente tivemos igualmente o programa «Voz Académica», centrado essencialmente em emitir música de tunas e recebe-las em estúdio, onde actuavam e eram entevistadas.


Finalmente, referir o programa «Hora Tunante», produzido, realizado e editado pelo Nuno Simões, Lúcia Simões e Dina Santos, na Rádio Alma Lusa, com a especificidade de ser emitido desde a Suiça via internet.


Eís o resumo do que se conhece sobre a Tuna no éter radiofónico em Portugal.

Comentários

Ninja disse…
Caro amigo RT:

Para conhecimento, e apesar de ter funcionado em emissão fechada (não emitida por radiofrequência) dentro da Universidade Lusófona, através da chancela da RAL - Rádio Académica Lusófona, esteve no ar desde 1996 a 1998 (até ao encerramento da Rádio, por mudança da Direcção da AA) o Programa "ONDA ACADÉMICA", no ar todas as quartas-feiras das 12h às 14h, sendo os seus animadores radialistas Jorge "Ninja" Cunha (eu próprio) e o Nuno Coimbra.

Para além da passagem das músicas de Tunas, o programa fez várias entrevistas em estúdio com elementos de outras Tunas, bem como passava reportagens audio de Festivais de Tunas pelo país, feitas pelos ditos radialistas (também Tunos).
Eram ainda apresentadas reportagens feitas por outros repórteres do Departamento de Informação da RAL, que acompanhavam as viagens das Tunas da Universidade Lusófona.

Bons tempos...! :-)

Saudações tuneris.

NinjaCunha