A Aventura dos Dezanove Anos



​"Partamos de flor ao peito
Que o amor é como o vento
Quem pára perde-lhe o jeito
E morre a todo o momento"





Quem pára perde-lhe o jeito, já cantava a nossa Amália. Foi coisa que não fizeram e por isso, hoje - e rezam as mais doutas crónicas - comemoram uns garbosos 19 anos.


Não sendo meu hábito aqui destacar uma tuna em concreto - aliás, ​antes inaudito -​ revela-se um imperativo de consciência meu fazê-lo, hoje (e no intervalo de mais um serão a escrever para o novo livro que aí virá...).


Poucos exemplos podemos referenciar em Portugal com esta atitude peculiar, tão própria e abrangente em simultâneo, embebida na mais saudável e tuneril fraternidade para com os outros. Uma embaixada da sua cidade, região e país de altíssima classe a todos os títulos, num segmento de "mercado" específico - as tunas de veteranos/quarentunas - indo mais além dessa própria realidade, tal a dimensão e alcance do trabalho feito ao longo destas quase duas décadas.


A Tuna de Veteranos de Viana do Castelo é um exemplo raro, quiçá único, de uma vivência por opção própria como é uma tuna de Veteranos e/ou quarentuna - que é uma Tuna como qualquer outra mas composta por tunos com idades mais vetustas. Um exemplo de humildade por despretensiosa, de trabalho por labor efectivo que se comprova amiúde, de seriedade por rigor aplicado a tudo quanto fazem - desde a presença na internet passando pelo manter tenaz das suas tradições, hábitos e costumes - de amplitude nacional com projecção além fronteiras de facto.


A somar a tudo isto, a postura rigorosamente impecável dos seus componentes, a galhardia, a panache, de fazer inveja a muitos das tunas ditas regulares e de outras. Além da capacidade agregadora - que atraí e adenda, não subtraindo ou afastando, como sói ver-se amiúde.


Poderia estar aqui a desfilar um mar de virtudes não lhes conhecendo defeitos - que os terão, certamente, como seres humanos que são. Mas a verdade é que as virtudes por eles emanadas são cartão de validade superior como exemplo para todos, sejam tuna de que tipologia seja, independentemente da idade ou género, origem tuneril, cidade ou universidade de onde sejam oriundos. Uma das melhores jointventure de pessoas que o mundo tuneril nacional e internacional tem no seu activo.


Mais há para dizer mas o tempo urge. Fica o essencial numa justa homenagem à tuna de veteranos/quarentuna nacional que mais longe tem levado o seu nome e o nome de Portugal além fronteiras, além da sua actividade normal que apraz registar principalmente pela postura.


Viana pode-se orgulhar! E nós também, se permitirem o arrojo.


Parabéns, Tuna de Veteranos de Viana do Castelo! No vigésimo vai ser do caraças......:)


Comentários