A Aventura da idade na Tuna



​Mais um - não - assunto, a de que "há idade para estar numa tuna estudantil". Já discorri aqui sobre isto em 2008 e 2009 (pesquisar neste blogue, p.f.)


Para além do enorme disparate per si (onde está plasmado tal limite? Em que documento, emanado por quem e sob que autoridade?), a pesquisa histórica, mais uma vez, mostra o oposto. E os factos, idem.


Ora vamos lá.


​Deixo uma rara foto​, aqui,​ de uma Tuna infantil datada de 1965, a Tuna Infantil La Salle de la Laguna ​, ​Tenerife, composta exclusivamente - daí a raridade da mesma - por crianças​,​ e não uma Tuna dita regular ou normal com crianças nas suas fileiras​, como acontecia amiúde.​​







Que prova tal? Que a Tuna é uma expressão musical ANTES de qualquer outra coisa - estudantil, popular, civil, militar, religiosa, futebolística (e tunas houveram ligadas a clubes de futebol) ou de classe profissional. Já falei aqui várias vezes da Tuna da Remax - p.ex. Quem é que se atreve a dizer que esta última "não é uma tuna" ? Há constância de uma Tuna de presidiários no Peru, em finais do Século XIX. E mais exemplos existem, provados, confirmados e até plasmados em fotos de época.​



É esta - falta de - noção sobre o contexto geral da expressão musical Tuna que, somado a patranhas papadas nos anos 80/90 do Século XX - que fizeram de conta que a Tuna em Portugal nasceu nesse momento e só na Universidade, pasme-se... - faz com que os néscios sobre a Tuna digam que "há idade para estar na Tuna" ou "a Tuna é só de estudantes" (como se fosse um eucalipto, secando tudo à volta) ou ainda afirmarem, quais beatas a caminho da Cova de Iria "que aquela coisa da Remax não é uma Tuna".



Fico particularmente "deleitado" com o carácter inquisitório e mandatório de tais pretenciosos ignorantes, que tão rapidamente afirmam coisas como as de cima mas tanto tempo demoram, qual obra de Stª Ingrácia, a provar o que afirmam. E a explicação é simples: Não têm como sustentar tais parvoíces porque, simplesmente, não há de tal evidências, antes o oposto.



Não, não há idade para estar-se numa Tuna estudantil. Ou Universitária. Aliás, o modelo tuna de veteranos/quarentuna prova precisamente que NÃO há idade: Se houvesse, mutatis mutandis, não existiam, ponto. Ora, se existem, ponto final.



Mais uma vez, os factos.


E há já tantos disponiveis online que nos dizem que NÃO há idade - seja menor ou maior - para se estar numa tuna. E não é pelo seu carácter Universitário que tal muda. A única limitação que pode salvaguardar a idade numa dada tuna será aquela a que a mesma se auto-impõe, por via de estatuto/regulamento interno - e que vincula APENAS essa tuna e nunca as restantes.


Fora tal, tudo o que é dito em tom mandatório sobre o tema apenas revela uma coisa: Ignorância.





Comentários