Afinal, não são do Século XII.....
Segue em baixo uma peça histórica datada de 1985 onde se poderá ver a Tuna de Alcalá de Henares - Madrid (antes denominada de Tuna de Ingenieros Técnicos de Telecomunicación de Alcalá de Henares) no programa "Gente Joven", interpretando dois temas, precisamente o pasacalles "Alcalá de Henares" e "Alma Llanera".
Reparemos em alguns detalhes: a "leveza" da forma de estar em palco, quase desorganizadamente organizada, a forma de interpretação, a colocação do Estandarte e outros pequenos "pormaiores". Até aqui, tudo ok.
Foi graças a este programa dos anos 80 da TVE - Televisão Espanhola pública - que algumas Tunas se tornaram mais conhecidas e granjearam reputação, caso da de Alcalá de Henares precisamente, que foi fundada em 1967, conforme afirma o apresentador deste programa, não sendo o mesmo desmentido em tempo algum.
Mais abaixo temos a mesma Tuna - então com a denominação Tuna de Ingenieros Técnicos de Telecomunicación de Alcalá de Henares - um ano antes no mesmo programa televisivo.
Note-se, para lá da parte cómica, dois "pormenores" preciosos:
Um dos Tunos entrevistados refere o adjectivo "académica" (ao minuto 1.08) mas o mais interessante surge a seguir, quando outro Tuno entrevistado refere, ao apresentar o tema "Alcalá de Henares", que o mesmo foi feito quando não havia Tuna nesta cidade, apenas Rondallas.
E confere com os dados históricos existentes, pois a Universidade de Alcalá passou para Madrid em meados do Século XIX, deixando esta localidade sem estudos superiores, sendo que somente na Espanha democrática é que a mesma regressa a esta cidade, em 1977. Sintomaticamente, o nome Romano de Alcalá de Henares é Complutum, que veio a originar o termo Complutense, nome da secular Universidade da capital espanhola....
Nada como ir à TV e ter um microfone à frente...
Outro dado curioso: em cima, em 1985, esta Tuna apresenta-se a tocar muito mais à vontade, digamos assim, estando fora de competição então. Já em baixo, em 1984 - um ano antes - estava a competir no programa. Agora comparem a postura de um e outro ano, pois o tema até é o mesmíssimo.....
Comentários