A Aventura da Tuna Bracarense II



É assim que se procede.


Havendo factos novos, devidamente comprovados - além do mérito pertencer a quem teve o trabalho em os revelar - deve-se dar os mesmos à estampa, sem qualquer dramatização - pelo contrário! - prestando-se assim um inestimável serviço público ao fenómeno tuneril.



É o caso em concreto. 


Tomemos o artigo patente neste blogue na hiperligação
http://asminhasaventurasnatunolandia.blogspot.com/2018/02/a-aventura-da-tuna-bracarense.html


O Bruno Dias - a quem agradeço penhorado os reparos pertinentes, fruto do trabalho de investigação feito, baseado em factos - deixou-nos o seguinte:


"Tenho que fazer um reparo a este texto, pois, é possível encontrar alguns erros. O primeiro festival realizado pela Augustuna - Tuna Académica da Universidade do Minho, o I Magna Augusta, realizou-se em 2006, não em 2004, como refere o texto. Como é possível conferir no jornal UM Dicas, n.º 38, página 17, de 17 de Março de 2006 - arquivo on-line do respectivo jornal

(https://dicas.sas.uminho.pt/Media/Default/ArquivoUMDicas/2006/UMdicas38.pdf). No número posterior, n.º 39, na página 14 encontra-se um artigo intitulado "Copituna D'Oppidana vence primeiro Magna Augusta".

 (https://dicas.sas.uminho.pt/Media/Default/ArquivoUMDicas/2006/UMDicas39.pdf)



O II Magna Augusta, realizou-se em 2007, não em 2006. No jornal UM Dicas, n.º 50, página 14, de 20 de Fevereiro de 2007, encontra-se o cartaz do festival (https://dicas.sas.uminho.pt/Media/Default/ArquivoUMDicas/2007/UMDicas50.pdf). No número a seguir do jornal, no n.º 51, na página 18, encontra-se um artigo com o título "Templários de Tomar conquistam II Magna Augusta". Há ainda este link, do UM Dicas on-line, onde aparece mais informações do festival.

 (https://www.dicas.sas.uminho.pt/noticias/cultura/2007/03/ii-magna-augusta)


Sobre a festa de 2007 dos dez anos da Tuna, penso que seja um erro. No entanto, não posso confirmar. Dá-se sim um "Magna Augusta" no ano de 2005. Que tem como nome "Magna Augusta - Encontro Comemorativo do IX Aniversário da Augustuna" no dia 12 de Março do mesmo ano. Basta ir ao jornal UM Dicas, n.º 23, página 13, de 8 de Março de 2005. (https://dicas.sas.uminho.pt/Media/Default/ArquivoUMDicas/2005/UMDicas23.pdf) No número seguinte, n.º 24, página 12, encontra-se um artigo, intitulado "A primeira «Magna Augusta» noite de Tunas".


(https://dicas.sas.uminho.pt/Media/Default/ArquivoUMDicas/2005/UMDicas24.pdf)

É verdade que a Augustuna encerrou portas em 2008, no entanto, a sua última aparição dá-se no 1.º de Dezembro, na Récita de 2009. Podendo ver a sua actuação na página de Youtube da Augustuna - Tuna Académica da Universidade do Minho

(https://www.youtube.com/watch?v=QyqeUNKW5jk&ab_channel=AugustunaT.A.U.M)

Podem confirmar a minha afirmação no jornal UM Dicas, n.º 183, página 14. (https://dicas.sas.uminho.pt/Media/Default/ArquivoUMDicas/2022/UMdicas%20183.pdf)


Espero ter ajudado neste equívoco, um forte abraço e continuação dum excelente trabalho.



Eu é que agradeço ao Bruno Dias e no caso - créditos todos dele.


Aliás, agradecem todos aqueles que estão, de facto, pelo rigor histórico e verdade factual, em oposição à opinologia e mitológicas frases feitas. Fez em cima o Bruno mais pelo fenómeno que alguns repetitivos opinólogos. Afinal, estes últimos também não andam nisto pelo rigor histórico.


É assim que se procede. 

Comentários